A Tecnologia da Informação é sem dúvidas uma das ferramentas mais valiosas que temos nos tempos atuais. Já te explicamos o que é Big e Smart Data, e quais são as diferenças entre os dois nesse artigo. Hoje, vamos abordar como eles vem impactando a área de marketing e planejamento estratégico das empresas, desde o momento em que nos tornamos globalmente conectados.
O primeiro grande impacto da internet para as empresas foi o alcance e a globalização. A expansão para vários países, antigamente, era algo que apenas as grandes marcas como Coca-Cola e Mc Donald’s conseguiam visualizar e implementar.
Conforme nos tornamos mais conectados essa realidade passou a ser possível até para os novos e pequenos empreendedores, com e-commerces capazes de realizar entregas em qualquer lugar do mundo, ou mesmo produtos totalmente digitais, que sequer necessitam entregas físicas, se tornando instantaneamente acessíveis.
A internet fez com que parássemos de pensar em nossos negócios como regionais ou nacionais e passassemos a trabalhar com grandes escalas, descobrindo nichos de mercado que antes seriam inacessíveis simplesmente por estarem “espalhados” pelo mundo. A barreira de localização foi completamente quebrada.
Isso abriu um grande leque de possibilidades, mas, ao mesmo tempo, trouxe um enorme desafio: A necessidade de se manter competitivamente relevante, em um oceano de marcas, produtos e ideias que são distribuídos e divulgados diariamente.
Se o alcance foi a primeira grande mudança que a internet trouxe para o mundo corporativo, as redes sociais são definitivamente a segunda mais relevante.
Com a necessidade de nos destacarmos da concorrência, em uma sociedade em constante mudança e valorização do individualismo e autenticidade, as marcas encontraram nas redes sociais um canal para realizar algo nunca antes visto: gerar uma conexão real e contínua com seus consumidores. O que começou como uma forma de compartilhar fotos entre amigos, dentro da faculdade do Sr. Zuckerberg, evoluiu para uma verdadeira indústria da comunicação, em que os usuários se tornam a moeda de troca, e as empresas investem inúmeros recursos para alcançá-los.
Este novo canal desenvolveu suas próprias regras de comunicação, empregos específicos e evoluiu o conceito de branding ao redor do mundo. E é aqui que começamos a ver o impacto do Big e Smart Data dentro do marketing!
Mas, este impacto se resume a conferir likes e compartilhamentos, testar gostos e desgostos com a audiência e mapear horários mais relevantes para postagens?
Definitivamente não!
Embora todos os exemplos citados acima sejam uma parte relevante de análises de dados, eles abordam apenas a comunicação dentro de redes sociais. Aplicar o Big Data no marketing e da empresa vai muito além disso.
Antes de termos acesso aos grandes volumes de informações que o Big Data nos fornece erámos reféns de 2 grandes vilões da estratégia:
O Smart Data é um grande aliado do Marketing, não apenas abordando a comunicação da sua empresa, mas o planejamento estratégico como um todo.
Quando pensamos em análises de mercado, por exemplo, pode ajudar na previsibilidade do comportamento de consumo, na criação de estratégias de impacto, na gestão e organização interna, em processos de Inbound e Outbound Marketing, e muito mais.
Abaixo estão as principais aplicações no do Smart Data no planejamento:
O Diagnóstico Público trabalha com Smart Data, de maneira personalizada para as suas demandas.
Envie uma mensagem para a gente ou AGENDE um horário com a nossa equipe!