Big Data x Smart Data - Descubra a diferença entre os dois conceitos!

Publicado em 15/12/2023

Se você está inserido no mundo corporativo, provavelmente já deve ter se esbarrado em um desses dois termos: Big Data , e o mais recente, Smart Data.

Mas o que significa cada um deles? Você não precisa mais acenar a cabeça positivamente em uma reunião estratégica, fingindo que entendeu de onde veio o insight. Vamos te explicar o que são os dois conceitos, e quais as diferenças entre eles.

Big Data

Pode ser definido como a tecnologia que faz a coleta, análise e armazenamento de uma grande quantidade de dados. Estes dados estão espalhados pela internet, e podem vir em vários formatos, como imagens, textos, vídeos, áudios....

Basicamente, todo conteúdo e toda ação realizada dentro da Web gera um dado, e é atrás destas informações que a tecnologia do Big Data vasculha a internet.

Ele tem como objetivo agregar conhecimento e trazer uma visão geral de determinado assunto. É ótimo para identificar padrões e tendências, entender e até mapear comportamentos, e melhorar processos operacionais no geral.

Ele consegue realizar todas essas funções justamente por tratar com uma enorme quantidade de dados disponíveis online.

Mas e o Smart Data?

O Smart Data pode ser considerado a evolução do anterior, e é por isso que esse termo tem sido cada vez mais utilizado quando falamos em estratégias

O Smart é conduzido por uma ação ou motivação específica. Dentre seus principais objetivos podemos citar:

  • Gerar insights na hora de tomar decisões estratégicas;
  • Antecipar demandas futuras do mercado;
  • Evitar erros;
  • Melhorar a eficiência da sua equipe;
  • Personalizar produtos e/ou serviços;
  • Diminuir riscos, dentre tantas outras mais.

Para ajudar a visualizar a diferença entre os dois, vamos utilizar uma analogia simples.

Pense em uma torneira que possui a pressão de água muito forte. Você já deve ter se encontrado nessa situação antes, certo?

Você tenta lavar as mãos, mas o resultado é apenas espirros de água para todo lado. Você considera abrir a torneira novamente, mas sua roupa e a pia já estão encharcadas. No final, você se da por vencido, enxuga as mãos, e vai embora.

Agora pense em Smart Data como um redutor de pressão de água. Quando instalado na torneira, ele controla a pressão da água. Agora, ela não jorra água em abundância, atrapalhando seu objetivo, mas fornece exatamente a quantidade de água necessária para alcançá-lo.

É assim que o Smart Data funciona. Seu foco não é a quantidade absurda de dados que estão espalhados na internet, mas sim na qualidade e na relevância destes dados para o seu objetivo.

Esse direcionamento para as informações facilita a tomada de decisões e extração de insights dos dados coletados além de realizar análises e fazer o cruzamento destes dados em Tempo Real.

Ou seja, você gasta menos tempo analisando dados para planejar suas estratégias, e ganha tempo para se preocupar com o que realmente importa: seus colaboradores, clientes, parceiros, e é claro, você!

No exemplo que contamos, você até conseguiria lavar suas mãos sem o redutor de pressão, porém, seria uma tarefa muito mais árdua do que precisaria ser, não é?

A Tecnologia de Dados está aqui para facilitar a sua vida, e não deixá-la mais confusa.

o DataSelf utiliza a inteligência de dados e SmartData para te ajudar no gerenciamento do seu negócio

Seja em automação de processos, organização de dados internos, coleta de dados do mercado ou análises para planejar seus próximos passos.

Independentemente do seu problema, nós temos a solução.

Quer saber como o Diagnóstico Público pode te ajudar?

Envie uma mensagem para a gente ou AGENDE um horário com a nossa equipe!